Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cronologia

   "Tempo amigo seja legal" canta Fernanda Takai na música Tempo Mano Velho junto a banda Pato Fu."O homem não se banha duas vezes no mesmo rio, porque da segunda vez, ambos já terão mudado" é o que diz o filósofo grego Heráclito.O tempo tem sido objeto de estudo e adoração ao longo do processo evolutivo humano, o que não o torna menos complexo.
   A música de Fernanda Takai, contradiz a afirmação de Ovídio que diz " tempo: esse devorador de coisas" , pois encara o tempo não como uma avalanche que leva o que está pelo caminho, mas sim como um amigo, que caminha lado a lado com quem sofre(no sentido de sentir) seu efeito.
  Ovídio é contradito novamente por Heráclito,cujo usa a explicação do homem e do rio, que por sua vez pode comparar o homem ao homem e o rio ao tempo, pois o homem passa pelo rio, o rio modifica o estado em que se encontrava o homem, deixando assim ambos diferentes do que foram outrora, pois o rio também leva parte do homem consigo. Assim pode-se olhar para o rio como um "modificador" do homem.
  Einstein disse que o tempo é relativo, isso após colocar o tempo como seu objeto de estudos.Darwin adorava o tempo como a força que impulsiona o processo evolutivo, a energia que desencadeia a reação do desenvolvimento das espécies.
  Avaliando todos esses fatores o tempo é ou não é um amigo que caminha junto ao homem? O tempo modifica ou devora, as coisas que "estão em seu caminho".Todo o estudo e adoração de Einstein e Darwin tem ou não ajudado na redução da complexidade do saber: o que é o tempo?

6 comentários:

  1. Nossa, quanto bom embasamento. Continue, quero a sua conclusão. Desafie seus leitores a publicarem cada um a sua, o que acha?

    ResponderExcluir
  2. Brilhante idéia.
    Peço a quem ler que coloque suas próprias conclusões se forem capazes(notou o tom de desafio???)

    ResponderExcluir
  3. O tempo? O tempo é uma bosta. Demora a passar é difícil esquecer, mas diz a lenda que ele resolve tudo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Existe, em todos os momentos da história humana ou em qualquer outra história, uma família que tem como patriarca, o Tempo. Este tinha três filhos: Passado, Presente e Futuro. O passado, filho mais velho e sempre enfurecido, tentava de todas as formas influenciar o irmão do meio, o presente, que sempre mantinha uma ligação com o passado. Já o futuro, irmão mais novo, é embebecido de uma ganância sem limites, o mesmo impunha a seu irmão do meio que todos os seus atos deveriam ser realizados pensando no futuro, pois o mesmo sempre finaliza os feitos realizados pelo presente e teria meio para prejudicar os resultados das realizações do presente.
    O presente, cansado das disputas e picuinhas dos irmãos, resolveu se portar de forma límpida, e não mais procuraria os irmãos e nem deixaria que os mesmos o influenciasse. Desse dia em diante, o presente não é nada mais que o palco das realizações momentâneas, onde os resultados dos atos são consequência de um processo que, aos olhos do Tempo, é nada mais do que outro presente.

    ResponderExcluir
  5. A música de Fernanda Takai não contradiz a afirmação de Ovídio!
    O tempo “devora” (Ovídio) as lembranças/coisas/vivências ruins, e isso faz dele um “tempo amigo” (Fernanda Takai). Desta forma não há contradição.

    "O homem não se banha duas vezes no mesmo rio, porque da segunda vez, ambos já terão mudado"
    Seguindo sua linha de raciocínio, troco a palavra “rio” e contextualizo a palavra “tempo”- ou seja, o tempo modifica o homem (ainda bem né?). E novamente não vejo contradição entre Ovídio e Heráclito... Pois nesse caso o tempo (citado por Ovídio) pode ser um devorador de ignorância. Daí a modificação/mudança!


    Einstein disse “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Aqui podemos incitar uma conversação entre a frase de Heráclito e a frase de Einstein.
    Essa "nova idéia" vem com o tempo, e com o que ele traz consigo. (mente metaforizando o homem, e idéia metaforizando o rio/ou tempo- trazendo a modificação)

    A citação que vc faz de Darwin fecha perfeitamente o que eu quero dizer: “o tempo como força q impulsiona o processo evolutivo”!
    Avaliando esses fatores, podemos concluir que sua pergunta “O tempo modifica OU devora?” é incabível. Pois o tempo modifica E devora.
    Modifica devorando as variáveis ruins, exaltando/enfatizando as variáveis boas.
    Isso é o tempo.
    (jeca)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem perspicaz ao restringir seus argumentos, porém eles foram abordados dentro de um contexto generalizado: o tempo.
      Não são apenas as vivências ruins que são carregadas. O tempo "carrega" tudo, digamos assim. Essa inconstância, na sua óptica, é vista de forma positiva. No entanto, o contraponto a ser estabelecido é justamente esse. O autor foi bastante preciso em suas abordagens, estabeleceu correlações muito bem elaboradas e intertextualidades bem interessantes. É um pouquinho equivocado dizer que vinikstro errou na sua proposição, haja vista que Ovídio utilizou "O tempo: esse devorador de coisas" na sua conotação negativa.
      Mas bom debate, tema muito bom!

      Excluir